[segunda-feira, 1 de outubro de 2007]

saiu uma materia no jonal bom dia Bauru falando das meninas da Hai kai,achei legal e resolvi copiar e postar aqui!hehe!




Banda Hai Kai aposta em poucas palavras para falar muito em seu primeiro álbum, que chega em ‘clima de outono’





A banda Hai Kai, radicada em Sorocaba (interior de São Paulo), tem muito a dizer – principalmente agora, que lança seu primeiro CD (“Hai Kai”), de forma independente. Mas, para isso, prefere falar pouco.



Tudo porque a proposta do quinteto formado por Tetê Braga ( vocais), Renata Yeva (contra-baixo), Lucas Iessi (guitarra), Cacau Braga (bateria) e Carine Pinhatti (teclados) é dar um chega-pra-lá nos clichês. “Hoje, mulher, amor, sexo, rock, tudo isso é muito banalizado. Buscamos uma outra linha em nossas letras”, dispara a vocalista Tetê Braga.



Não à toa, a banda foi buscar nos poemas japoneses curtos e cheios de significados do haicai (ou haikai) a inspiração para suas composições. “A idéia é, por meio da poesia e do rock, ajudar todo mundo a realizar sua pequena revolução”, diz Tetê. Pretensão? Que nada. “Toda arte se propõe a isso: uma mudança interna para que, depois, possam ocorrer as externas”, completa.



Dessa forma, a superficialidade das relações afetivas, um amor gostoso, um senhor pé na bunda e até o descaso com os mais necessitados ganham ar de poesia no trabalho da Hai Kai – que tal o verso “A Cinderela se cansou da incompetência / Daquele cara mimado com meu sapato na mão”, crítica explícita ao sonho do amor perfeito presente na canção “Cinderela”?



Todas as letras são celebradas no espírito do rock and roll, como manda o figurino – o CD passeia por baladas, melodias mais fortes e rock pretinho básico.





EstradaO início foi há 7 anos, num já distante ano 2000, no qual as influências de Led Zeppelin e Beatles se misturavam ao rock brasuca. A banda rodou muita estrada, ganhou incentivo de nomes importantes do cenário (que tal ouvir de Zé Rodrix que o grupo tem futuro?) e, agora, colhe os frutos – com o CD prontinho para ganhar as lojas, a banda redonda para ganhar turnê pelo interior de São Paulo e outros Estados e a música “Casa da Lua” já ganhando as rádios do país.





“O álbum é um sonho realizado. Ficamos felizes com o resultado”, aponta Tetê, ressaltando o trabalho dos produtores Rodrigo Loli e Renê Seabra



Na arte do CD, tons de folhas secas para lembrar o outono. “É a estação que mais inspirava os poetas de haicai”, revela Tetê e banda, que invadem agora a primavera com sua poesia-rock.







HaicaiO que é?Haicai é um poema de origem japonesa que chegou ao Brasil no início do século 20. No Japão e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku





FormaO haicai clássico japonês (em outros países, algumas adaptações sempre ocorrem) obedece a quatro regras:* Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas* Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)* Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)* Apresenta tal evento como fato no presente, nunca no passado





Principal nomeNo Japão, o haicai ganhou popularidade a partir da segunda metade do século 17, com Matsuo Bashô (1644-1694). Bashô nasceu em Ueno e, como membro de uma família de samurais, teve uma educação apurada. Estudou poesia e filosofia, além das artes marciais. Ainda na juventude, optou por uma vida mais simples, e passou a viajar pelo Japão, registrando em diários suas impressões de viagem e seus haicais. Bashô não inventou o haicai, mas deu a ele um sentido, uma forma de ver o mundo, um exercício espiritual





Alguns haicais

Sonho colorido

O sol dança com a lua

Você comigo

Autor: Carlos Seabra



Pequena borboleta

Enfeitando meus cabelos

Por um momentoAutora: Clície Pontes



A pedra atirada ...

Fundo lago de outono

Desmorona o céu

Autor: Francisco Handa


por Fã Clube Hai Kai * 16:45

___________________

1 Comentários:
Anonymous Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

2 de outubro de 2007 às 17:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

<